domingo, 22 de março de 2015

CETOSE - Oi?

PROCESSO NATURAL DO ORGANISMO QUE PODE TE AJUDAR NA PERDA DE PESO, ENTENDA COMO



O que é cetose?

Quando eliminamos da nossa dieta os carboidratos, ou seja, sem pão, massas e todos os derivados de cereais, assim como açúcares, tanto os refinados como os naturais, depois de aproximadamente 48 horas o nosso corpo entra em cetose. Isso significa que acabou o glicogênio do fígado, que começa a usar a gordura diretamente para produzir energia, em vez de usar a glicose, como normalmente faz. A cetose é um estágio no catabolismo que ocorre quando o fígado converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que vão ser usados pelo corpo para produção de energia.

Quais são os sintomas?

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e são completamente normais. Alguns sabem que entraram em cetose por sentirem uma mudança no odor da urina e do hálito. Isso não acontece em todas as pessoas, no entanto.
Os mais comuns são enjoo, fraqueza, tremores, desidratação, alteração de humor, dores de cabeça, tontura e sonolência, mas na maioria das vezes são leves e passageiros e tendem a diminuir consideravelmente conforme a dieta vai avançando. O mais importante é consumir muita água para aliviar o mau-estar, e se possível consumir bebidas com eletrólitos – sem açúcar, naturalmente, ou o processo de cetose é interrompido.
Depois de vários dias em cetose, quando o corpo já estiver acostumado com o processo, muitas pessoas dizem sentir um aumento de energia, estarem mais alertas e sentirem-se melhor, por isso os sintomas não são sempre negativos.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica

Os alimentos permitidos na dieta cetogênica podem ser:
  • Carnes de vaca, porco, frango, peru ou outras;
  • Peixes;
  • Embutidos como presunto, apresuntado, linguiça, mortadela ou salsicha;
  • Ovo;
  • Azeite, óleo, manteiga, margarina, maionese;
  • Gelatina sem açúcar;
  • Chás sem açúcar.

Além destes alimentos as verduras com baixo teor de carboidratos também são permitidas como alface, rúcula, repolho ou repolho roxo, por exemplo.

A recomendação é sempre a mesma, procure um profissional para tirar suas dúvidas, estes que você leu aqui são apenas alguns esclarecimentos. Espero que possa ter ajudado a tirar algumas dúvidas.Vou dar inicio na minha dieta cetogênica amanhã (23/03/2015), com duração de 15 dias inicialmente somente para teste. Já havia começado a três dias atrás mas acabei comendo macarrão, então interrompi o processo e agora vou iniciar novamente, desta vez sem interrupções. Assumo meu compromisso aqui com vocês. Irei postar a evolução e a conclusão da dieta, os sintomas que senti e o resultado final.
Grande beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário