quinta-feira, 26 de março de 2015

Quando ensinar o seu bebê a usar o penico?

VEJA ALGUMAS DICAS PARA INCENTIVAR SEU BEBÊ A FAZER CAQUINHAS NO LUGAR CERTO



Trocar fralda toda hora cansa né? Ainda mais quando você acabou de limpar aquele bumbunzinho lindo e de repente: lá está ele todo sujinho de novo. Pras mamãe que não veem a hora do seu bebê sair das fraldas e começar a usar o maravilho peniquinho, mas que ainda tem dúvidas, vou dar algumas dicas.


Tem idade certa? 

Não. Normalmente é entre 1 ano e meio ou 2, mas não tem uma idade certa para o bebê. Cada um vai ter o seu próprio tempo, claro que os pais devem incentivar, mas sem pressão. Forçar o bebê pode ser pior pois ele se sentirá inseguro e achará que está errado fazendo xixi ou cocô.

Observe seu bebê, deixe o penico ao alcance dos olhos dele, deixe ele ficar curioso, e então mostre o que é e explique com calma para que serve. Tente fazer com que ele sente no penico, mesmo que de roupas para ver como é. No momento que a criança já estiver mais acostumada, tente abaixar a calça e fazê-la sentar. Pode ser que no início a criança estranhe, pois o acento é geladinho.

Outra dica importante é: pergunte ao seu filho várias vezes durante o dia se ele quer fazer xixi ou cocô, e mostre o penico. Você terá que encontrar uma maneira mais fácil de explicar para a criança do que se trata, por que ela não irá simplesmente te pedir pra fazer caquinha. Se o bebê ainda não falar, então terá que explicar com gestos e com a sua fala (pois apesar de não falar eles nos compreendem muito bem) o que é o xixi e o cocô, e que quando ele tiver vontade de fazer deve pedir.
Comece aos poucos tirando a fralda, deixe-o livre para ir até o penico.

Este não é um processo rápido, normalmente demora algumas semanas, mas sempre dá certo. Durante o período de aprendizado acidentes podem acontecer, e é normal. Quando acontecerem, pegue a criança e leve-a até o penico, e explique que ali que ela deve fazer suas caquinhas. Com alguma insistência, logo ela entenderá.

Por ser um processo que exige muita calma e também um pouco de tempo, escolha um período da sua vida que você possa ter bastante tempo livre para se dedicar a este aprendizado junto com seu filho. Para pais que trabalham a época certa seria as férias. Se um dos dois não trabalhar fora, melhor ainda, pois terá bastante tempo para se dedicar.

A retirada da fralda durante a noite, costuma ser um pouco mais demorada e nem sempre é ao mesmo tempo que a diária. Para retirar a fralda noturna, você deve observar a primeira troca de fralda do seu bebê após a noite. Quando a fralda estiver seca ou com menos xixi do que o de costume, você pode começar a tentar. Isso significa que a criança já está tendo um pouco mais de controle sobre as próprias necessidades. Opte por retiras as fraldas noturnas só depois que seu filho já estiver bem adaptado a usar o penico durante o dia.

Dicas importantes:
  • Nunca demostre raiva ou frustração quando algum acidente acontecer
  • Faça muita festa quando ele fizer xixi e cocô no lugar certo
  • Escolha o equipamento certo
  • Tenha muita paciência
  • Espere a hora certa pra começar a retirar as fraldas, se fizer antes do seu filho estar pronto, o processo será mais longo e mais difícil
  • Deixe que a criança veja você usar o vaso sanitário, assim ela irá assimilar que deve fazer assim também

Como saber se meu bebê está pronto?

Observe seu filho, ele lhe dará sinais de que já está pronto. Alguns são:
  • Anda com firmeza, e já consegue correr
  • Faz bastante xixi de cada vez, e não aos pouquinhos
  • Tem o cocô mais sólido, e faz em horários mais ou menos previsíveis
  • Fica sequinho por mais de três horas, isso mostra que ele já consegue segurar os músculos da bexiga
  • Consegue ficar na mesma posição por um tempo
  • Consegue abaixar as próprias calças
  • Fica incomodado quando está com a fralda suja
  • Se interessa por hábitos de higiene (deixe a criança entrar com você no banheiro e ver o que você faz)
  • Aceita a idéia de usar o penico
  • Consegue entender ordens simples como "junte aquele brinquedo"
  • Entende que cada coisa tem seu lugar
  • Tem palavras ou gestos que demonstrem suas necessidades

Que tipo de penico usar?


A escolha do peniquinho vai depender dos pais. Você tem que escolher um equipamento que deixe a criança bem acomodada, que alcance os dois pés no chão. Se optarem por ensinar a usar diretamente o vaso sanitário, existem acentos especiais para crianças.
Se seu bebê for um menino, ensine-o primeiro a fazer xixi sentado, e depois em pé.

Lembrando também que se os pais notarem alguma dificuldade na criança em aprender a segurar as necessidades depois de um certo tempo de treinamento, deve-se procurar o pediatra da criança para saber se é normal ou se ela está com algum tipo de dificuldade que necessite de cuidados especiais.

Falando da minha experiência pessoal (pois sou mãe de dois meninos), meu bebê mais velho, Lorenzo de 1 ano e 8 meses, já estou tentando ensinar. Como eu trabalho, meu tempo com eles é da metade da tarde em diante. Já faz um tempo que ele tem o penico, deixo que ele mexa, mostro, incentivo ele a sentar, mas nunca deixo ele brincar com o penico, para não acabar achando que é um brinquedo.
Atualmente ele já vai sozinho até o penico, senta, mais ainda não faz nada. Bom, continuo tentando sempre né! Com muita calma e muito amor, tenho certeza que logo logo meu homenzinho já estará fazendo tudo certinho! 
 
Bom meus amores espero que tenha ajudado a muitos papais que assim como eu, estão passando e que ainda irão passar por este período, muita sorte e paciência! E aqueles que já passaram por esta fase, conte-nos como foi sua experiência!
 Grande beijo, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário