segunda-feira, 9 de março de 2015

Chá Verde para emagrecer, será?

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DESSA PLANTA MILENAR QUE TEM FEITO SUCESSO NAS DIETAS



Produzido a partir da mesma planta que dá origem ao chá branco e preto, entenda porque o Chá Verde pode ser um grande aliado no emagrecimento!
Com suas folhas colocadas no vapor e depois secas, suas propriedades se tornam diferentes dos seus irmãos "branco e preto". Originalmente encontrada na China, conta a mitologia que um imperador chinês costumava beber água fervida para obter longevidade. Em uma ocasião, conta-se que o vento derrubou sobre a água algumas folhas verdes, e que o imperador provou e amou o sabor. Batizou como "bebida dos céus", apesar do sabor considerado amargo para alguns paladares.
Agora que entendemos um pouco sobre a história dessa planta, vamos ver porque ela pode ser grande aliada na dieta.

Benefícios do Chá Verde
  • Atua na composição de gorduras do corpo: algumas das diversas propriedades do chá, estimulam diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas. Isso faz com que elas sejam mais usadas pelo nosso organismo, não ficando paradas no tecido adiposo. Além de promover o emagrecimento, as pessoas que tomam o chá verde reduzem as chances de obter diversas doenças, como diabetes e hipertensão.
  • Traz saciedade: pesquisas indicam que as catequinas presentes no chá interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo. Ou seja, o consumo do chá nas quantidades recomendadas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo
  • Acelera o metabolismo O chá verde também é conhecido por seu efeito termogênico. Os polifenois do chá inibem a ação de uma enzima, dessa forma agindo junto com a cafeína, aumentando sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras. O primeiro mecanismo faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule. Já o último faz com que a gordura seja utilizada e reduz seu acúmulo também.
  • É um potente antioxidante As catequinas do chá verde tem o poder de combater os radicais livres em nosso organismo. Por isso mesmo a bebida atua na prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de ajudarem no antienvelhecimento da pele. 
  • Otimiza a digestão: Sua atuação nesse processo ocorre, possivelmente, devido a alguns compostos bioativos que ele traz em sua composição, e que estimulam a microbiota do intestino, também conhecida como flora intestinal. Essas bactérias são responsáveis por ajudar no trabalho de digestão, principalmente de algumas vitaminas. Como um benefício extra, estimular as bactérias do organismo também melhora a imunidade.
Quais as maneiras corretas de ingerir o chá

Recomenda-se se duas a três xícaras do chá por dia, de preferência 30 minutos antes das principais refeições. Mas evite beber antes de dormir, pois o chá contém cafeína e pode interferir no sono. Gestantes e mulheres que amamentam também devem evitar o consumo, pois pode deixar o bebê agitado ou causar cólicas.
Prepará-lo é bem simples, basta acrescentar de duas a três colheres de sopa das folhas em um litro de água fervente, cobrir o recipiente e deixar descansar por alguns minutos.
Para quem não é muito fã do sabor amargo do chá (tipo eu) existe também a versão em cápsulas. Elas tem sim o mesmo efeito do chá, mas devem ser ingeridas com cuidado, pois uma cápsula pode conter até 500mg do chá, enquanto uma xícara contém aproximadamente 10mg, e recomenda-se consumir três xícaras por dia (o que daria algo em torno de 30mg). Também não devem ser ingeridas antes de dormir.

Bom, espero ter ajudado vocês a esclarecerem suas dúvidas sobre o famoso chá emagrecedor, mas lembrando que somente o chá não vai fazer milagres. Ele deve ser aliado de uma dieta balanceada acompanhada de exercícios físicos regulares.
Vou comprar as cápsulas e farei um teste, para ver os resultados REAIS do queridinho. Assim que eu der início a minha experiência, venho contar para vocês.

Grande beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário