domingo, 8 de março de 2015

8 de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MÃES, TRABALHADORAS, E ACIMA DE TUDO, MULHERES


História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Fonte: http://www.suapesquisa.com/

Depois desse ato horrível, muita coisa mudou. Claro que não foi do dia para noite (infelizmente nos dias de hoje ainda há muita repressão contra as mulheres), mas conquistamos muitos direitos, como o de votar, trabalhar com salários dignos, estudar, enfim, tomamos as rédias da nossa própria vida.
Gostaria de dizer que isso foi conquistado de maneira justa, sem esse acontecimento que marcou o mundo inteiro.
Mas o que tenho a dizer agora, é PARABÉNS, para nós MULHERES, guerreiras, lutadoras, que também queremos conquistar nosso lugar ao sol, com muito suor, força de vontade e mostrando que somos dignas de uma vida tranquila como qualquer homem.
Enfrentamos diariamente muitos obstáculos para alcançar nossos sonhos, temos motivações muitos diferentes, mas o objetivo é sempre o mesmo: sermos reconhecidas por nossos esforços e pela nossa luta, garantindo nosso direito de ser mulher.
Mulheres, mães, professoras, engenheiras, médicas, oficiais, caminhoneiras... Enfim, são muitos os lugares conquistados por nós, e que a cada dia se destacam mais e mais, e assim continuará sendo por todo o sempre.
Quero finalizar minha homenagem a todas as mulheres-maravilha do mundo, com um lindo texto que recebi hoje pelo WhatsApp de uma grande amiga:

"Meu nome é MULHER! Eu era Eva, fui criada para a felicidade de Adão.
Mais tarde fui Maria, dei a luz aquele que traria a salvação.
Mas isso não bastaria... Passei a ser Amélia, a mulher de verdade.
Para a sociedade, não tinha o menor valor.
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois decidi: quero minha dignidade!
Tenho meus ideais.
Hoje não sou só esposa ou filha... Sou pai, mãe, mulher de família.
Sou caminhoneira, taxista, piloto de avião, policial, trabalho nas forças armadas, operária da construção, assistente social, professora, estudante, advogada, contadora, técnica em enfermagem, estagiária, mãe, dona de casa, e entre muitas outras, sou VENCEDORA!
Ao mundo peço licença pra atuar onde quiser.
Meu sobrenome é Competência! E meu nome é MULHER! (Autor Desconhecido)"

E é com o coração cheio de alegria, que digo,
 parabéns pra nós, mulheres de verdade, que
 conquistamos o nosso espaço, mostramos o nosso
 valor, que não abaixamos a cabeça pra qualquer
 obstáculo, que ultrapassamos qualquer barreira,
 que transformamos em SIM qualquer NÃO!


O meu FELIZ DIA DA MULHER pra toda MULHER
 DE VERDADE!

Um grande beijo no coração de todas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário